Aforismos e provocações (XI)

Penso: ou nunca existiu comunismo real e a URSS e seus frutos devem ser renegados como uma herança para o presente; ou a União soviética foi realmente comunista e é preciso aceitar que os horrores que causaram foram horrores do comunismo. E, é claro, nesse último caso, será preciso aceitar também que ele falhou. O que é inaceitável é renegar o comunismo no momento das críticas e reclamar sua herança no momento de propor políticas.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Aforismos e provocações (XI)

  1. A maioria das pessoas que defendem comunismo fazem isso por motivos morais. O comunismo não é um sistema educacional, mas sim um modelo econômico e como tal não precisaria ter sido aplicado para ver que ia dar merda, bastaria uma análise econômica. Veja um exemplo rápido, como em uma economia comunista se define o valor de uma tecnologia nova se não há a prática do livre mercado? – Simplesmente não tem como. A URSS fazia isso se baseando em preços de economias liberais.

    Há muitos outros exemplos, vou dar mais um: nas economias comunistas o seu trabalho é definido pelo estado e não precisa ser nenhum gênio para se pensar que dado que as pessoas não têm nem a ilusão de estarem escolhendo isso, a produtividade será afetada.

    Falando particularmente sobre a URSS, eles não tinham igualdade de classes… Nem na China, nem em Cuba, em lugar nenhum. Havia sim uma distinção tanto de produtos como de suas qualidades e a maior e melhor oferta ficava com os membros do partidão.

    • Você citou os problemas que surgiram a partir da implantação do comunismo, mas será que esses problemas eram óbvios antes dela? Eu tendo a pensar que não, isto é, penso que os problemas foram sendo descobertos com o tempo e que, por razões históricas, soluções satisfatórias não vieram. Será que seriam possíveis em outro contexto histórico? Acho que cabe discussão, eu não saberia dizer.

      • Seria possível prever problemas grandes ao comunismo antes da sua implantação. Há algumas coisas, como já citei, que só são possíveis no livre mercado. Vou dar outro exemplo: pesquisa tecnológica faz muito mais sentido (tem incentivos) na livre concorrência. E isso tem relação forte com o bem estar.

        Se eu fosse um economista de respeito eu saberia demonstrar isso. Hahaha!

        • Eu concordo com a existência desses problemas, só não tenho certeza se conseguiríamos supor a existência deles antes de ver as coisas acontecendo. Em tese, é possível que sim, mas não lembro de ter lido que o comunismo recebeu essas críticas antes da implantação.

Ouse dizer o que pensa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s