Calcular o desejo

É incomum que nossas metas estejam muito além de nossas classes sociais ou de nossas possibilidades imediatas de vida. Mesmo o desejo, a despeito de sua aura irracional, envolve algum cálculo, principalmente subtração.

Por exemplo: o feio não espera ter a mais bela. É certo que ele a deseja, ardentemente, mas ela não fará parte de suas metas, somente de seus sonhos, e em algum momento ele acordará deles. “Deixe as mulheres belas para os homens sem imaginação”, diria Proust e não diria mal. Na impossibilidade de ter o que deseja, o feio o endossaria.

Diante das inúmeras possibilidades as quais vamos descobrindo que nunca foram possíveis, que eram somente visíveis, selecionamos metas cada vez menores e fingimos que é fácil e natural fazer tal seleção, e que nunca desejaríamos outras coisas senão aquelas poucas que conquistamos. Queremos parecer contentes com nossos bocados, com nossos farelos, como raposas que seguem dizendo às uvas: “estão verdes, estão verdes”…

Mas as impossibilidades jamais nos deixam definitivamente, elas permanecem diante de nós como uma vidraça que podemos olhar sem jamais tocar. Se a observamos com atenção, veremos que seu reflexo ainda levanta alguma suspeita a respeito de nossos sorrisos calculados e de nossa teimosia em dizer que sim, somos felizes.

PS: fiz uma  versão francesa desse texto aqui e fiz mais algumas reflexões no mesmo sentido desse texto aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Calcular o desejo

  1. Pingback: Despetalar | Ao invés do inverso

  2. Pingback: Calculer le désir | Ao invés do inverso

Ouse dizer o que pensa

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s