Quase fábula

Uma amiga. Contava-me  sobre um rapaz:

Gosto dele mas não é bonito, dizia.

(Aliás, bonita ela também não era, digo eu, mas bastava que fosse bela aos olhos dele).

O rapaz tinha um jeito simpático que a agradava, apesar do corpo e do rosto desventurados.

Que fazer então? Ela me perguntou. A questão era mais difícil do que parece.

Veja só: ele era simpático mas ainda assim ela o recusava – e por quê? Por conta da feiura.

A história poderia terminar aí de maneira simples e sem graça, porém, em vez disso, acabou suscitando uma questão à protagonista:  o que fazer consigo mesma flagrada a julgar o outro somente pelo preço da pele? Quer dizer, se ele valia somente o preço da cútis e do músculo (como um boi?) então ela custaria baratinho assim também? O que fazer com essa consciência?

Era a culpa no espelho o problema.

A dúvida não era sobre recusar um namorado feio, mas sobre não querer um namorado de quem gostava apenas porque era feio. Minha amiga não conseguia mutilar o rapaz em dois e fingir que apenas um pedaço (o que não era de carne) importava. Por isso ela pensava e pensava…

Que pessoa superficial sou eu? Perguntou-me.

Sei lá o que respondi… Você responderia o quê?

Pelo que lembro, o namoro não durou muito tempo, nem foi trágica a separação.

Ela casou com outro – feio também…

Julguem como quiserem; essa fábula não tem moral.

Eu quero apenas recordar com carinho aquela dúvida, aquela culpa, e rogar ao meu próprio espelho:

Que me falte a cútis, que me falte o músculo, mas que eu possa ser como minha amiga a quem nunca faltou dúvida e dignidade.

Ouse dizer o que pensa

